Formação pedagógica e inicial de Formadores

DESTINATÁRIOS

A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de Formador/a (corresponde ao antigo CAP de Formador)

HABILITAÇÕES:

Preferencialmente qualificação de nível superior. Qualificações mínimas – 12º ano de escolaridade, desde que tenha, no mínimo, 5 anos completos de experiência profissional devidamente comprovada.

DURAÇÃO: 90 Horas

LOCAL:

Sessões presenciais: a definir

Formação à distância: Plataforma Mooodle da LMF - Formação e Consultoria, Lda – https://moodle.lmf-fc.pt/

DATA DE INÍCIO E HORÁRIOS:Para obter o cronograma das sessões efetue a pré-inscrição na ação pretendida, sem compromisso, ou contacte-nos através do 964 804 749 ou geral@lmf-fc.pt

TIPO DE FORMAÇÃO:

Modalidade de Formação: Formação Contínua

Forma de Organização da Formação: Formação em B-Learning (à Distância)

VALOR DO CURSO:Para obter informações sobre o valor, por favor, contacte-nos. Curso isento de IVA (artigo 9º, nº 10 do CIVA) por ser certificado pela DGERT.

Objetivo Geral:

 - Dotar os/as formandos/as de competências no domínio pedagógico e didático, essenciais para o exercício da função de formador/a que deverá estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica, e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos.


Objetivos Específicos:

 -  Distinguir e caracterizar os sistemas de formação, bem como as competências do/a formador/a e o seu papel nos diversos contextos formativos, através de:

 - Caracterização dos sistemas de formação;

 -  Discriminação das competências exigíveis ao formador anos sistemas em que intervém;

 -  Autoavaliação face ao perfil de competências desejável.

 -  Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação, através de:

 - Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;

 -  Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

 -  Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

 - Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

 -  Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

 -  Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

 -  Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

 -  Refletir sobre os sistemas de formação:

 -  Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Módulo 1 - Formador/a: Sistema, Contextos e Perfil

  • SubM1.1: Formador/a: Contextos de Intervenção
  • SubM1.2: Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

Módulo 2 - Simulação Pedagógica Inicial

  • SubM2.1: Preparação e Concretização das Simulações
  • SubM2.2: Análise e Projeto de Melhoria

Módulo 3 - Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação

  • SubM3.1: Comunicação e Comportamento Relacional
  • SubM3.2: Diversidade no Contexto de Formação

Módulo 4 - Metodologias e Estratégias Pedagógicas

  • SubM4.1: Métodos e Técnicas Pedagógicas
  • SubM4.2: Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada

Módulo 5 - Operacionalização da Formação: do plano à ação

  • SubM5.1: Competências e Objetivos Operacionais
  • SubM5.2: Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem

Módulo 6 - Recursos Didáticos e Multimédia

  • SubM6.1: Exploração de Recursos Didáticos
  • SubM6.2: Construção de Apresentações Multimédia

Módulo 7 - Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem

  • SubM7.1: Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
  • SubM7.2: Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Módulo 8 - Avaliação da Formação e das Aprendizagens

  • SubM8.1: Avaliação Quantitativa e Qualitativa
  • SubM8.2: Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho

Módulo 9 - Simulação Pedagógica Final

  • SubM9.1: Preparação e Concretização das Simulações
  • SubM9.2: Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica

Módulo Final - Projeto de Intervenção

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem no curso de FPIF na modalidade b-Learning/e-Learning contempla vários instrumentos:

  • Exercícios práticos
  • Participação em fóruns
  • Realização de testes
  • Autoscopias – simulações pedagógicas, inicial e final
  • Projeto de intervenção final

A avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral, ocorrerá em três momentos:

  • Avaliação inicial diagnóstica (através da simulação inicial)
  • Avaliação contínua formativa e sumativa (ao longo/durante a formação, com os vários instrumentos referidos)
  • Avaliação final sumativa (simulação final e projeto de intervenção)

A assiduidade também conta para a avaliação. Os formandos têm de registar uma assiduidade mínima de 90%, sendo que as sessões dos M2 e M9 (simulações iniciais e finais) são de participação obrigatória na íntegra.

Avaliação Final dos Formandos

A avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

1. Avaliação Diagnóstica (AD):
  • Simulação Pedagógica Inicial – 10%
2. Avaliação Sumativa (AS):
  • Objetivos Pedagógicos (OP) – 30%
    • Exercícios/trabalhos individuais
    • Questionários e testes online
    • Participação e empenho evidenciado nos fóruns e nas sessões
  • Competências Pedagógicas (CP) – 30%
    • Simulação Pedagógica Final
  • Projeto de Intervenção (PI) – 30%
    • Projeto final de Intervenção Pedagógica

Fórmula de Cálculo:

Avaliação Final = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP) + (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]

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