DESTINATÁRIOS
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de Formador/a (corresponde ao antigo CAP de Formador)
HABILITAÇÕES:
Preferencialmente qualificação de nível superior. Qualificações mínimas – 12º ano de escolaridade, desde que tenha, no mínimo, 5 anos completos de experiência profissional devidamente comprovada.
DURAÇÃO: 90 Horas
LOCAL:
Sessões presenciais: a definir
Formação à distância: Plataforma Mooodle da LMF - Formação e Consultoria, Lda – https://moodle.lmf-fc.pt/
DATA DE INÍCIO E HORÁRIOS:Para obter o cronograma das sessões efetue a pré-inscrição na ação pretendida, sem compromisso, ou contacte-nos através do 964 804 749 ou geral@lmf-fc.pt
TIPO DE FORMAÇÃO:
Modalidade de Formação: Formação Contínua
Forma de Organização da Formação: Formação em B-Learning (à Distância)
VALOR DO CURSO:Para obter informações sobre o valor, por favor, contacte-nos. Curso isento de IVA (artigo 9º, nº 10 do CIVA) por ser certificado pela DGERT.
Objetivo Geral:
- Dotar os/as
formandos/as de competências no domínio pedagógico e didático, essenciais para o exercício
da função de formador/a que deverá estabelecer uma relação pedagógica diferenciada,
dinâmica, e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos.
Objetivos Específicos:
- Distinguir e caracterizar os
sistemas de formação, bem como as competências do/a formador/a e o seu papel nos
diversos contextos formativos, através de:
- Caracterização dos sistemas de
formação;
- Discriminação das competências
exigíveis ao formador anos sistemas em que intervém;
- Autoavaliação face ao perfil de
competências desejável.
- Preparar, desenvolver e avaliar
sessões de formação, através de:
- Planificar unidades de formação tendo
como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os
objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma
metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de
avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da
formação;
- Utilizar e conceber de forma
adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica
adotada;
- Adequar o processo de
aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação
pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
- Refletir sobre os sistemas de
formação:
- Desenvolver uma análise
construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou
organizacional.
Módulo 1 - Formador/a: Sistema, Contextos e Perfil
Módulo 2 - Simulação Pedagógica Inicial
Módulo 3 - Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
Módulo 4 - Metodologias e Estratégias Pedagógicas
Módulo 5 - Operacionalização da Formação: do plano à ação
Módulo 6 - Recursos Didáticos e Multimédia
Módulo 7 - Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Módulo 8 - Avaliação da Formação e das Aprendizagens
Módulo 9 - Simulação Pedagógica Final
Módulo Final - Projeto de Intervenção
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem no curso de FPIF na modalidade b-Learning/e-Learning contempla vários instrumentos:
A avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral, ocorrerá em três momentos:
A assiduidade também conta para a avaliação. Os formandos têm de registar uma assiduidade mínima de 90%, sendo que as sessões dos M2 e M9 (simulações iniciais e finais) são de participação obrigatória na íntegra.
A avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:
Avaliação Final = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP) + (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]
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